Como Renovar Seu Sofá de Couro?
Muitos lares apreciam a beleza e a durabilidade dos sofás de couro. No entanto, é um móvel que é propenso a lascar e descascar. Também pode ser arranhada, especialmente por animais de estimação. Mas como você pode jogar fora esses móveis caros? Felizmente, é possível remodelá-lo com bastante facilidade. Aqui estão algumas dicas para a restauração de seu sofá de couro
Couro desmoronado ou descascado: as causas dos danos ao seu sofá
O principal problema com o sofá de couro é a secagem. Com o tempo, o couro seca e o sofá racha. Isto acontece após o couro ter perdido sua cor e acabamento. Se o couro secar, o sofá se torna mais fino e, portanto, mais frágil. Como resultado, o exterior do sofá descascará e se tornará monótono.
Para entender melhor o problema, é necessário dar uma olhada nos acabamentos do sofá de couro. Existem três tipos: semi-anilina, anilina e pigmentada. O modelo “full grain aniline” é o que mais se assemelha ao couro natural. Para obtê-lo, o fabricante imerge o material em corante. Portanto, mantém as qualidades do couro real, ou seja, maciez, elasticidade, brilho e conforto. No entanto, a anilina desenvolve uma pátina à medida que o material envelhece.
Com o acabamento pigmentado, o fabricante aplica a cor em uma camada uniforme, mais ou menos espessa sobre toda a superfície do material. Esta camada constitui assim uma espécie de proteção sobre a qual uma outra camada (desta vez de verniz) é aplicada. A variedade pigmentada de couro é muito popular porque é mais robusta do que a variedade pigmentada.
Mas quer você escolha o acabamento anilino ou pigmentado, você precisa fazê-lo com antecedência para controlar os danos ao couro.
Como reparar seu sofá de couro?
Para renovar seu sofá, há alguns passos importantes a serem seguidos.
Preparar a superfície a ser renovada
Primeiro de tudo, é preciso limpar adequadamente a área a ser reparada. Para isso, certifique-se de ter um pano macio e um limpador de couro ou álcool para esfregar.
Este passo é importante porque remove toda a sujeira e ranhuras na superfície do sofá e nas dobras. Você deve esfregar suavemente. Isto removerá qualquer poeira ou graxa e preparará o estofamento para a aplicação da cola. Se você decidir usar álcool, tenha cuidado para não danificar o brilho de seu sofá.
Hidratação dos móveis
Como explicado acima, o sofá acabará rachando porque seca. É por isso que você precisa hidratá-lo. Use um leite ou creme especialmente projetado para o couro. Aplicar o produto por vários dias. Combine-o com um agente penetrante para umedecer profundamente.
Como não pode funcionar em um dia, você deve ser paciente e esperar que a umidade funcione antes de passar para a fase de reparo.
Certifique-se de selecionar produtos de boa qualidade, para não piorar seu problema. Acima de tudo, evite soluções baratas.
Tirar o sofá e depois limpá-lo
Após a fase de hidratação, é possível que alguns dos produtos ainda permaneçam no topo da superfície. O fato é que o leite contém ceras que deixam vestígios suficientes. Você também pode remover a coloração danificada para aplicar outra. Se você está preocupado com o grão do couro, não se preocupe, ele não será destruído.
Preenchimento da área rasgada
Este é o passo mais importante. Agora que o sofá está bem preparado, é hora de preencher as rachaduras e fissuras. Para fazer isso, você deve comprar cola de mastique ou cola especialmente projetada para couro. Em seguida, é necessário isolar o produto com resina para fortalecer o couro. Em seguida, você pode suavemente colocar a aba de volta no lugar. Tome cuidado para alinhá-lo bem. Se houver excesso de cola, limpe-a com uma toalha de papel. Tome cuidado para aplicar estas etapas rapidamente, para que a cola não seque.
Lixar e manchar a área renovada
Antes de aplicar outra coloração, você deve lixar cuidadosamente a área a ser corrigida. Para isso, usar lixa seca ou ainda úmida. Areia na direção da fenda para obter uma superfície lisa. Em seguida, aplique a tinta especialmente etiquetada para seu couro. Para aplicar sua tinta, faça alguns passes em intervalos de secagem de 20 minutos.
É importante que a cor do couro seja uniforme. Se estiver embotado ou fosco, aplique suavemente com uma esponja e uma mistura do produto mais leve. Em seguida, deixe que tudo isso se sente para que cada coloração possa encontrar seu lugar. Além disso, nunca use uma fonte de calor para secar a cola e/ou tinta.
Aplicar verniz para proteção
Aplique verniz em duas ou três demãos em intervalos de 20 minutos para proteger seus móveis. Se os arranhões e rachaduras forem grandes em diâmetro, é melhor recorrer aos kits específicos de reparo de couro. Agora que você sabe como consertar seu sofá, cuide dele para não ter que repetir o processo com demasiada freqüência.
Proteja seu sofá de couro com uma capa de sofá
Uma capa de sofá é um investimento importante para qualquer proprietário de sofá de couro. O couro é um material natural que seca ao longo do tempo, fazendo com que ele se torne quebradiço e desmorone. Uma capa de sofá ajuda a proteger o couro do sol e de outros fatores ambientais que podem causar secagem e rachaduras. Além disso, uma cobertura de sofá pode ajudar a evitar derramamentos e outros acidentes que podem danificar o sofá. As coberturas dos sofás vêm em uma grande variedade de estilos e cores, para que você possa encontrar uma que se adapte ao seu sofá e à sua decoração. Com um pouco de cuidado, seu slipcover ajudará a manter seu sofá com aparência de novo por anos.
Saiba mais :
Deixe um comentário