Proprietários De Gatos: Como Proteger Seus Móveis Contra Arranhões
Seu gato é adorável, mas como todos os felinos, ele precisa afiar suas garras. Infelizmente, são seus móveis que acabam pagando o preço. Não entre em pânico, nós temos algumas dicas de como proteger seus móveis sem restringir seu gato.
Primeiro de tudo, você deve saber que um gato precisa arranhar objetos para manter suas bainhas de unhas e livrá-los de cutículas. Pense nisso como uma espécie de manicure. Já que você não pode impedir seu gato de conseguir uma manicure, você pode ao menos impedir que seus gatos arranhem seus móveis e, mais importante ainda, encorajá-los a mudar seu comportamento. Aqui estão algumas dicas sobre como evitar que seu gato coçe seus belos móveis.
Todas as espécies de gatos deixam arranhões nos móveis
Está no DNA dos gatos afiar suas garras para torná-los mais afiados para que possam caçar e controlar suas presas. Eles também os usam para marcar seu território. De fato, suas garras contêm glândulas perfumadas que são liberadas ao coçar e marcar o território do gato. Sem mencionar que os rastros deixados para trás também são pistas visuais que sinalizam aos outros gatos que a área está ocupada. Na natureza, eles coçam árvores, tocos, etc., mas no apartamento, eles estão bem. Na natureza, eles arranham árvores, tocos, etc. Mas em um apartamento, eles são forçados a cair de volta em cortinas, móveis e tapetes. Felizmente, há alguns truques simples para melhorar a coabitação.
Não decale seu gato
A primeira coisa que a maioria dos proprietários pensa é em decalcar seu gato. Esta é uma operação cirúrgica que consiste em remover o último osso das patas, impedindo assim o crescimento das garras. É uma solução radical que, na maioria dos casos, leva a efeitos colaterais como a recusa de usar novamente a caixa de ninhada ou a vontade de morder a cada volta.
Optando por postes
Há postes e estandes no mercado que são especialmente projetados para arranhar. É importante saber que os gatos começam a se coçar com 8 semanas de idade. Este é um bom momento para ensinar bons hábitos ao seu gato. É suficiente para que ele adquira o hábito de usar o poste em vez dos móveis. Desta forma, seu gato será capaz de manter seu comportamento natural sem destruir tudo no seu caminho. Você também pode fazer com que a corda do gato se enrole ao redor do poste para facilitar os arranhões.
Comprar uma capa de sofá
Você não quer que seu gato mude seu comportamento, mas você também não quer mudar seus móveis a cada seis meses? Então simplesmente proteja-o com uma capa de sofá.
Mesmo que seu gato aprenda a usar seu posto de arranhar, não está fora de questão cobrir os móveis com a capa. O tecido tem um revestimento feito de fita adesiva. Ele também é perfumado com essências que mantêm os gatos longe de suas áreas favoritas de arranhar.
Não hesite em optar por uma cobertura ultra-resistente para colocar em seu sofá de canto, poltronas, etc. Esta é uma opção eficaz para evitar que seu gato os danifique. Além disso, a cobertura também é eficaz contra poeira, desgaste, manchas, rasgos, etc. É também um ótimo acessório decorativo para acrescentar caráter a seus móveis.
Não importa como seja seu sofá, uma vez que a tampa da França substitui a tampa de base, ela se torna fresca, elegante e, acima de tudo, nova.
Mais interessante ainda, a cobertura pode ser feita em qualquer cor (lisa, fora de moda, quente, macia) que você desejar. Ela é durável, sólida e agradável ao toque.
Você também pode optar por um modelo à prova d’água (tampa à prova d’água ou sofá à prova d’água) que evitará que a urina do gato se infiltre no sofá.
Usar fita antiderrapante
Além da capa do sofá, existem outras soluções de proteção contra arranhões. O filme anti-riscos é uma delas. É uma alternativa econômica, discreta e rápida de instalação. Pode ser usado em sofás de tecido ou couro. É um adesivo que adere melhor à superfície dos móveis se for liso. Não se preocupe, ele não cola ou deixa marcas ou cola em seu sofá.
Capa Moderna tem um modelo universal que pode ser aplicado não só aos sofás, mas também a outros móveis, portas, cantos de mesas, etc.
Comprar um bloco de rascunho
O spray de arranhões é um spray que é aplicado na superfície do sofá para enganar o gato. O produto dá a impressão de que a área já foi arranhada. O gato irá calmamente seguir em frente, pensando que já marcou a área.
Você pode fazer seu próprio spray em casa com vinagre e óleos essenciais cítricos. Você também pode usar hortelã-pimenta e alho.
Aplicar fita adesiva raspadora
A fita de raspar também pode ser uma solução eficaz para evitar a destruição de seus móveis. A fita pode ser aplicada em carpetes, tecidos ou superfícies mais duras, tais como portas e paredes. A fita tem dois lados e é fornecida em rolos ou painéis. Você pode colocá-la sobre as superfícies que você acha mais propensas a ataques de gatos. Você também pode removê-la facilmente mais tarde. Como a fita é pegajosa, seu gato provavelmente se afastará, pois os gatos odeiam a sensação de pegajosidade.
Usando plugues de pregos ou meias para seu gato
Se você não consegue decalcar seu gato, você pode usar meias ou plugs de pregos para impedir que ele destrua seu sofá. Alguns gatos estão felizes em usá-las, mas outros as rejeitam. Eles as tiram assim que são usadas. Os tampões de unhas são projetados para grudar nas garras do animal, de modo que geralmente fornecem resultados mais encorajadores.
Comprar tapetes de raspar
Você pode instalar tapetes de arranhar em seus móveis para que seu gato possa se divertir. Existem diferentes tamanhos de tapetes no mercado com pinos de rosca para facilitar a instalação. Você pode não ser mais capaz de mudar o comportamento de seu gato, mas pode dar a ele uma superfície para substituir seu revestimento. Isto pode reduzir os danos.
Se depois de todas estas recomendações e dicas você ainda não conseguir proteger seus móveis, pois seu gato sempre encontra uma maneira de arruiná-los, preste atenção especial à sua saúde até o próximo artigo.
Saiba mais :
Deixe um comentário